terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor



Assim dizia e cantava o camarada Chico Science, pernambucano que gostava de ver na praia a areia melhor pra deitar.

Na cidade de São Paulo não tem praia mas tem bar. E num domingão de manhã, ensolarado como o que passou, amigo Augusto e eu escolhemos o Bar Casarão pra beber.

Depois da festa de aniversário do Nildo (do Bar do Nildo) no sábado, o domingo chega bem mais preguiçoso. Ô preguiça de fazer café da manhã... 



Mas pra quê? Hoje é dia de feira na Santa Cecília. Vamos lá comer pastel e beber caldo de cana pra equilibrar o PH. E nos preparar para o churrasco de aniversário do menino Josué, que acontece mais tarde (Meu Senhor, agenda de dezembro é assim mesmo...).

Antes do churras, vamos passar na casa da Fá, pra almoçar. E antes do almoço vamos beber uma cerveja pra ficar pensando melhor. Chegamos de novo, nesta prosa, no Casarão.

Nossos amigos sabem que o nome da rua em que se localiza o Casarão não é de nosso agrado. É na Rua das Palmeiras, e como bons corinthianos, temos uma certa rejeição. Mas como negar de apanhar uma mesa logo ali, de frente com a rua mais agitada do bairro de Santa Cecília e ver o tempo passar na manhã de domingo ensolarado. Amigo Augusto, esqueçamos por alguns instantes que a rua tem esse nome, e concentremo-nos numa Original estupidamente gelada. Que apelo foi esse... valeu a pena.

Observando as pessoas que iam e voltavam da feira, logo pudemos perceber que a maioria estava com as suas camisas domingueiras do Corinthians, como fechando o ciclo de comemorações da conquista do pentacampeonato brasileiro:

- Aqui só dá nóis, Augusto!

- É isso aí, Lê!




A Fá, foi buscar umas coisinhas na feira e nos flagrou ali:

- Mas que horas que vocês vão lá em casa?

- Daqui a pouco, Fá. Deixa a gente curtir mais um pouquinho a manhã de domingo. Sentaí.

- Não, não, vou levar estas coisas pra casa. Se eu paro aqui...

Já sabe, né minha gente. Parar ali estava virando coisa perigosa. Perigoso ficar por ali o resto do dia.

Um frequentador do bar arrisca alguns acordes em um violão. Outro, frequentador do bar há 26 anos, nos serve mais uma Original e nos conta algumas curiosidades. Quando eu digo que lembrava que naquela rua havia um bar chamado Dívida Externa (vejam só que nome esquisito) ele lembra de outros estranhos como Globo de Ouro e Salada Record. Globo de Ouro fechou. Mas Salada Record nós conhecemos bem, das cervejadas quando dá vontade de estar mais perto do coração da cidade.

Fotos. Fotos. Vamos registrar este momento tudibão, como eu digo. E tá aí mais um momento maravilhoso, de curtir sol e cerveja e ficar pensando melhor antes do almoço.

5 comentários:

  1. Isso na Espanha tem um nome: APERITIVO!! e é uma tradição!!!

    Sabados e domingos ,dias de almorço familiar, vc encontra os amigos e pega umas cañas e umas tapas, ou encontra com os membros da familia da sua escolha, os membros que gostan de bar... PERIGO!! VC pode chegar bebado a o almorço familiar ou vc pode esquecer e não chegar nunca, se o APERITIVO é bom...

    Tradição em tuda Espanha, mais a lembrança das cañas e tapas eternas de Madrid é muito grande, tudo o dia, desde que va acorda até que vc dorme, eu adoro !!

    É tradição e o samba continua...

    ResponderExcluir
  2. E entre uma serva e outra vão tomando meu pequeno pra nação corinthana, pense! Coptaram-no com presentinho e tudo...Já perdi meu menino pra essa maloca de gente boa. Ao menos não poderá queixar-se de ter família pequena....

    ResponderExcluir
  3. Clea querida,
    Você e o nosso pequeno Cassio é parte de nossas vidas...quero viver muito para esperar o Cassio virar um homem e ir com nois de bar em bar....(já vou tá velinho...mais ainda nas pistas)...tomando cervas CDF...vestido com sua camisa do Corinthians porque ele vai ganhar muuuuuuitas...Tantos tios e tias e avós corinthianos dá nisso...Acho que temos que sai para beber un día só apra celebrar a existencia do Cassio...ele nõa precisa ir...nois bebe e faz brinde por ele a noite toda!!!!

    ResponderExcluir
  4. O Cássio vai andar na Santa Cecília com a camisa do Corinthians e ser mais um no bando de louco... Nóissss! E você tá certas, nêga. Foi nessa empreitada que nós compramos os presentes do Cássio rsrsrs

    ResponderExcluir

Muito agradecida!